Conexão Paraitinga

As viagens sempre foram decisivas para nossa compreensão do país, os próprios brasileiros decidiram viajar pela profundidade de seus territórios a fim de conhecê-lo verdadeiramente, da epopeia sertaneja de Euclides da Cunha, passando pelo “turista aprendiz” de Mário de Andrade pesquisando o folclore do norte e do nordeste.

O “Conexão Paraitinga” propõe um caminho inverso, uma viagem com o intuito de revelar e difundir a cultura de São Luiz do Paraitinga, um dos mais importantes patrimônios histórico e cultural do estado de São Paulo.

São Luiz abriga uma cultura viva que se manifesta principalmente por meio de sua musicalidade, seja ela popular tradicional ou de vertentes mais modernas. Da vocação musical da cidade nasceu o famoso carnaval de marchinhas de São Luiz do Paraitinga, o festival de marchas carnavalescas, o arraiá Chi-pul-pul, também com seu festival de músicas juninas, além de inúmeros artistas e bandas, dentre eles o ilustre compositor Elpídio dos Santos, grande nome da música popular brasileira.

O “Conexão Paraitinga” traz ao público bandas, intérpretes e compositores que representam esta musicalidade, são eles: Camilo Frade, Estrambelhados, Sianinhas, Despirocadas, Los Cunhados e Céu de Lamparina.(Clique nos nomes das bandas para ver os vídeos)

Esses artistas trazem diferentes visões sobre a música Luizense, navegando pela sua diversidade. Vão do pop rock à música rural, passando pelas famosas marchinhas Luizenses, tudo isso mesclado com uma linguagem moderna.  

Artistas da Viva!

Banda Céu de Lamparina

 

O grupo “Céu de Lamparina”, de São Luiz do Paraitinga-SP, foi concebido para exaltar os ritmos de meio de ano, típicos das festas juninas e que nessa última década vêm se expandindo para além dos festejos de Santo Antônio, São João e São Pedro. O Show Céu de Lamparina é sobretudo uma produção autêntica de Música Popular Brasileira que viaja por ritmos como baião, xote, calango, samba rural, guarânia e arrasta-pé, tudo isso influenciado pela cultura musical Luizense, o que contribui de forma definitiva para que o repertório da banda traga uma sonoridade e poética singular. 

O grupo é formado por pessoas que tem seus trabalhos reconhecidos em outras bandas e que se reuniram para desenvolver esse projeto. Em Junho de 2015 a banda lançou o CD “Céu de Lamparina”, produzido por André Magalhães, diretor técnico do grupo “Barbatuques” e integrante do grupo “A Barca”.

 

Camilo Frade

 

Camilo Frade é cantor e compositor e desde seus 12 anos de idade, quando oficialmente iniciou a sua carreira artística,  leva sua voz e poesia por onde passa. O seu perfil artístico une a musicalidade de São Luiz do Paraitinga com uma poesia acida e atual, inerente as suas influencia musicais oriundas da modena musica popular Brasileira.

 

Estrambelhados

 

Filhos autênticos de São Luiz do Paraitinga, os Estrambelhados firmaram carreira pelas marchinhas de Carnaval, uma das mais fortes tradições da cidade, sem nunca deixar de inovar nas composições, arranjos e performances de palco. Aliás, o que move a banda é o constante trabalho de evolução das marchinhas, propondo uma roupagem contemporânea e um conceito experimental, tudo resultado da mistura de sons e ritmos.

Despirocadas

Primeira Banda Feminina de Marchinhas Carnavalescas de São Luiz do Paraitinga. O repertório é formado por marchinhas Luizenses que trazem em seus títulos nomes e referências ao feminino.

Los Cunhados

 

A banda Los Cunhados é formada pela nova geração de músicos de São Luiz do Paraitinga, cidade de vasto cenário musical no interior de São Paulo, sendo hoje um dos nomes mais representativos da cultura local.

Misturando influências do rock sessentista em canções autorais e conhecidas composições luizenses, o grupo cria uma roupagem original em seu repertório, moderno em arranjos e atitude.

Sianinhas

 

Primeira banda feminina de São Luiz do Paraitinga, apresenta um repertório de sonoridade variada, que vai desde composições das integrantes da banda, passando pelas de compositores locais e de domínio público, até canções da cultura popular que arrematam essa costura de cantos, melodias e ritmos brasileiros.